Manifestantes vão a Brasília pedir reajuste do salário mínimo

A partir das 13h40 desta quarta-feira (16), o projeto de lei do poder Executivo (PL 382/11) que reajusta o salário mínimo para R$ 545 será discutido e votado no plenário da Câmara dos Deputados.
O horário da sessão extraordinária, que normalmente é marcado para as 19h, foi antecipado devido à previsão de que há ainda muito debate.

Na noite desta terça-feira (15), o requerimento de urgência para a votação foi aprovado por 391 votos favoráveis, 22 contrários e três abstenções -- formalizando o que já se esperava: com a aprovação do requerimento, a proposta do mínimo não precisará tramitar pelas comissões técnicas da Casa e será levada diretamente para votação em plenário.
A expectativa dos parlamentares é que a votação, em si, comece apenas por volta das 19h. Isso porque, seguindo o rito, primeiro se discute a matéria e, depois, ela é colocada em votação.
Os líderes dos 22 partidos que compõem a Casa podem pedir para apresentar suas opiniões. Além deles, os oradores inscritos também terão espaços garantidos para suas falas, em geral, com tempo determinado por quem preside a sessão.