Carta da Juventude da Articulação do Triângulo Mineiro

Juventude do Partido dos Trabalhadores – Triângulo Mineiro
1ª Plenária Estadual da Juventude do PT/MG - Belo Horizonte
23 e 24 de janeiro de 2010

A região do Triângulo Mineiro sempre teve papel de destaque nos desenhos e re-desenhos políticos nacionais e está participando ativamente deste processo tendo muito a dizer para o Brasil. Vindos de várias cidades, como: Uberaba, Uberlândia, Conquista, Prata, Frutal, quilombos, favelas, movimentos e lutas nos reunimos no mesmo ideal, que é de avançar na construção de políticas públicas direcionadas para a população juvenil.
Por isso nos organizamos para participar e somar forças junto aos companheiros na 1ª Plenária Estadual da Juventude do PT/MG e também para reafirmarmos nosso apoio ao Ministro Patrus Ananias e Dilma Rousseff. O Triângulo Mineiro está mudando. Se antes ficávamos em silêncio, hoje o estado de Minas Gerais quer nos ouvir. Se antes qualquer chuvisco nos derrubava, hoje enfrentamos tempestades e temos condições de sair mais fortes do temporal: o mundo sabe disso. Por outro lado, os que teimam em enxugar o Estado e apostar no mercado não param de afundar.
Mas o jogo só acaba quando o juiz dá o apito final e ainda temos muito jogo pela frente. Os que defendem esta política neoliberal querem cada vez mais entregar nossas riquezas nas mãos de especuladores de plantão. São os mesmos que afundaram o país em dívida e baixavam a cabeça para o FMI.
O projeto de país que definirmos hoje, enquanto somos jovens, será o divisor de águas, para projetar uma vida melhor no amanhã. O que está em jogo é o futuro do Brasil e de nossas vidas. Não existe alternativa para o povo do Triângulo Mineiro a não ser investir nos jovens agora, afinal, só seremos futuro se estivermos garantido o nosso presente. O desenho de uma região e de um Brasil que queremos ver emergir deste tempo de incertezas depende da nossa situação hoje.
O governo do Presidente Lula, representa um avanço sem igual para nós jovens. As diversas políticas públicas para a juventude como o ProUni, Reuni, Pro-jovem, a ampliação das escolas técnicas, dentre outras, são importantes iniciativas de inclusão da juventude que precisam ser cada vez mais aprofundadas. Mas é preciso dar continuidade a isso e ir além, mudar a vida da juventude. Nós jovens devemos ter garantido o nosso direito ao trabalho. Apesar das mudanças em curso, a juventude ainda é a parcela que mais sofre com o desemprego e a precarização dos salários e condições de trabalho. Aliás, a forma como entramos no mundo do trabalho tem forte influência sobre nossa trajetória profissional. No entanto, mais que um acesso descente ao mundo do trabalho, não devemos ser obrigados a ingressar no mesmo tão precocemente, o que nos impede maior desenvolvimento intelectual e cultural.
Por fim, a JPT Triângulo pontua a indispensável importância da organização partidária na luta pela construção de um modelo de Estado que abarque os direitos da População Juvenil, proporcionando a sociedade brasileira melhores condições de vida. Neste contexto nos colocamos como importantes agentes deste processo, tendo em vista que somos uma juventude comunitária, Feminista, Negros, LGBT, Quilombolas, Hip Hop que se organiza ainda mais dentro do Partido dos Trabalhadores.
JART-Triângulo Mineiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário