Adelmo Leão participa da elaboração de plano de Governo de Hélio Costa


O plano de Governo de um candidato traça as diretrizes de Governo, caso saia vencedor das eleições. O candidato do PMDB ao Governo do Estado, senador Hélio Costa, está elaborando seu plano junto a toda a coligação, e o deputado estadual Adelmo Carneiro (PT) foi convidado para integrar a equipe de elaboração. De acordo com deputado, suas sugestões serão voltadas para a área de saúde, com ênfase ao volume da verba repassada aos municípios.


De acordo com Adelmo, que já assumiu a Secretaria Estadual de Saúde, hoje os municípios mineiros recebem somente 6% de repasse do atual Governo para a saúde; entretanto, segundo a Emenda Constitucional nº 29 do Estado, devem ser destinados 12% do orçamento para a área. "Precisamos de mais investimento para os municípios na saúde, uma área que precisa de muita atenção do futuro governador", explica Adelmo.
Na terça-feira (27) foi realizada a primeira reunião com lideranças entendidas na área para discutir o plano de Governo que está sendo coordenado pelo vice de Costa, Patrus Ananias (PT). De acordo com o parlamentar, além de investir é preciso criar um método de gestão bastante eficaz, trabalhando na prevenção e no tratamento de alta complexidade. Com o aumento no repasse, segundo Adelmo, deixa de sobrecarregar os municípios, que hoje investem na área muito mais do que é exigido pela Constituição - 15% das suas receitas correntes -, além de melhorar o atendimento e o repasse de medicamentos.


Portanto, a intenção, segundo o plano de Governo, é montar uma rede estratégica de saúde, lembrando a necessidade da presença de médicos em todas as cidades do Estado, visto que atualmente 100 municípios não contam com profissionais. Adelmo lembra ainda que é preciso investimento em tecnologia de produção, principalmente de medicamento. O plano, que ainda está sendo elaborado, voltado para todas as vertentes e necessidades, será concluído até o início de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário