Comissão do DF vota hoje pedidos de impeachment contra Arruda

O futuro do governador afastado do Distrito Federal José Roberto Arruda (sem partido) começa a ser decidido nesta sexta-feira na Câmara Legislativa. O deputado Chico Leite (PT) deve entregar relatório sobre os quatro pedidos de impeachment contra Arruda que serão votados pela comissão especial no mesmo dia.

Integrante da bancada de oposição ao governo distrital, Chico Leite sinaliza que deve apresentar parecer favorável ao afastamento do governador licenciado, caso não surjam novos fatos que possam isentá-lo das acusações de que comandava um suposto esquema de corrupção. Arruda está preso desde o último dia 11 na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, por tentativa de suborno a testemunhas do esquema.

O presidente da Comissão Especial, deputado Cristiano Araújo (PTB), manifestou aos colegas que o relatório poderá ser votado à tarde, no horário que antes estava previsto para a apreciação dos pedidos de impeachment do ex-vice-governador, Paulo Octávio (sem partido), que renunciou ao governo nesta terça-feira.

Afastamento de 120 dias

A comissão terá agora dez dias para emitir parecer sobre a admissibilidade dos processos. Para o processo ser aprovado, é necessário que 16 dos 24 distritais votem favoravelmente. O parecer será, então, votado em plenário. A partir daí, os governadores terão 20 dias para defesa. Os processos retornam à comissão especial para julgamento do mérito. Se for aceito, segue para o plenário, onde será votado por dois terços dos deputados.

Arruda será afastado do cargo por 120 dias, caso a ação seja aceita, e o processo, votado no tribunal especial, formado por cinco deputados distritais eleitos pelo plenário e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça do DF, escolhidos por sorteio. A sessão será presidida pelo presidente da Corte.

fonte: E-band

Nenhum comentário:

Postar um comentário