Patrus e José Alencar podem fazer parcerias

“Ao lado do Patrus, como seu vice, eu toparia qualquer coisa”. A declaração é do vice-presidente da República, José Alencar, e foi dada ontem (08/02) em Belo Horizonte, durante a prestigiada cerimônia de entrega de Diploma de Honra ao Mérito, concedido pela Câmara Municipal da capital mineira. “Mas é aquela história. Eu tenho problema de saúde, me aguardem um pouco”, completou o vice-presidente, ao falar de seu futuro político.

Presente à cerimônia, o ministro Patrus Ananias fez um belo discurso em homenagem ao amigo e mestre, no qual pontuou sua sensibilidade social, sua lealdade ao presidente Lula, seu exemplo para todo o povo de Minas e do Brasil e sua luta vitoriosa pela vida. “O vice-presidente José Alencar é um homem oceânico, na sua dimensão humana, na riqueza extraordinária da sua personalidade e na sua bondade. Um homem vitorioso, mas um homem enternecido”.

Ele lembrou os primeiros contatos com José Alencar, quando era prefeito de Belo Horizonte e o vice, presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). “Ele sempre se colocou à disposição para servir o povo de Belo Horizonte, foi sempre um grande parceiro e interlocutor. Começou aí uma grande amizade que toca profundamente o meu coração”.

Para o ministro, a principal característica do vice-presidente é a espontaneidade. “Ele não veste o cargo que ocupa. Ao contrário, ele leva para o cargo a sua dimensão humana, não se deixa dominar pelo formalismo, leva sempre o seu sorriso, o seu jeito mineiro de ser, a sua palavra amiga sua firmeza para afirmar valores e ao mesmo tempo a sua ternura, leveza e espírito de infância”. E finalizou: “por onde for, mestre, quero ser seu par”.

Elogios a Patrus. Já no início de sua fala em agradecimento à homenagem, o vice-presidente José Alencar elogiou a pessoa e o trabalho do ministro Patrus. “O que ele fez aqui, no discurso que acabou de proferir, foi me fazer chorar. Mas é o Patrus, com a sua bondade, com o seu coração grande, com a sua cultura, com tudo aquilo que ele possui de bom, que só mesmo Minas Gerais e uma família como a dele poderia oferecer por nós”, ressaltou ele.

José Alencar disse também que acompanha o sucesso da atuação de Patrus no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. “Tenho acompanhado seu trabalho à frente de um dos ministérios mais importantes da história deste país e tenho visto com que tranqüilidade e segurança ele trabalha em um ministério tão complexo”. Ele ressaltou ainda em sua fala que as políticas de combate à fome e a pobreza não são paternalistas. “Tem alguém que fala que isso é paternalismo. Está errado. Isso é porque o presidente Lula sempre declarou que ele gostaria de ver cada brasileiro fazendo a sua refeição. Então, isso é o mínimo que se pode fazer”, salientou o vice-presidente, acrescentando que as ações do Ministério buscam também a educação, a formação profissional e a preparação para o trabalho.

Futuro político e saúde. Sobre sua possível candidatura nas próximas eleições, José Alencar reafirmou o seu compromisso com o presidente Lula e disse que estará à disposição para “fazer tudo para que o presidente Lula tenha assegurada a continuidade do seu trabalho”. Ele informou que não é candidato porque ainda está em tratamento e que uma decisão será tomada somente após o resultado de exames que serão feitos em 16 e 17 de março próximo. “Não posso levar o meu nome sem estar seguro de que, se eleito, possa exercer o meu mandato”, afirmou. E completou sob aplausos: “se Deus quiser me levar, ele não precisa de câncer para isso. Mas se ele não quiser me levar, não há câncer que leve”.

O vice-presidente manifestou ainda preferir uma candidatura ao legislativo, mas afirmou que não postula nada para si. “Quero que haja unidade para que o candidato do presidente Lula tenha em Minas um palanque inteligível, que as pessoas olhem para ele e aplaudam, porque tem sentido”, disse ele.

30 anos do PT. Patrus Ananias e o vice-presidente José Alencar participaram também da posse da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais, da homenagem feita pelo PT ao vice e da comemoração dos 30 anos do Partido. “Quero saber do Reginaldo Lopes se o título de filiado de honra me dá algum direito”, afirmou.

Em seu discurso, Patrus Ananias lembrou a fundação e a construção do PT feita por trabalhadores, movimentos sociais, sindicais, comunidades eclesiais de base, pastorais comprometidas com a vida, jovens militantes da resistência à ditadura, sua trajetória até a conquista da presidência da República e os avanços obtidos com e para o povo brasileiro. Na ocasião, foram empossadas as novas direções do PT Estadual e Municipal de BH.
fonte: blog do Patrus

Nenhum comentário:

Postar um comentário