O trem da juventude a todo vapor



"Fantástico" é a palavra que resume o Encontro Nacional da Juventude do PT, que acabou na tarde de ontem em Brasília, com mais de 600 delegados representando todos os estados do país e aberto com a saudação das juventudes partidárias do campo nacional, democrático e popular (UJS, JS/PDT, JPMDB, JSB e JPL).
Estiveram presentes a Secretária de Políticas para Mulheres, Nilcéa Freire, o Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, o ministro da articulação política - entusiasta da juventude e dirigente estudantil no "Fora Collor" - Alexandre Padilha, e a nossa pré-candidata à presidência da República, Dilma Roussef.
A qualidade do debate político, que teve a presença do presidente do IPEA, Márcio Pochmann, e a importância dada à atividade pelos ministros, especialmente Dilma e Padilha, renderam uma forte repercussão na imprensa nacional, o que, reconheçamos, é raríssimo quando se trata de uma organização juvenil partidária, ainda mais de esquerda (leia aqui no Jornal do Brasil e aqui na Folha de São Paulo).
Em seu twitter, ontem, o ministro Padilha, que no ato com nossa candidata literalmente pulou sob a palavra de ordem "quem não é tucano pula!", cantada por centenas de jovens que lotaram a tenda do Minas Tênis Clube, declarou: "Legal, pessoal.Fiquei muito impressionado com o encontro da JPT ". Depois afirmou que "foi a melhor atividade interna do PT que eu vi a Dilma participar" e que saiu "emocionado com o encontro da JPT", para ele marcado pela "força, garra, diversidade e alegria". Para Padilha, "todo petista com mais de 30 tem muito a aprender com esta galera".
Já a chefe da Casa Civil sentenciou que "os jovens são os responsáveis pelo futuro (e não apenas o futuro como é já senso comum repetir sem correspondência nas ações do Poder Público)" e que "este Partido sempre foi um partido construído pelos jovens !". Dilma deixou explícito que, para ela, a juventude é estratégica no processo - em curso - que tornará o Brasil a quinta potência mundial.
Nossa candidata também se comprometeu a pautar a política de juventude em seu governo numa perspectiva estruturante e integrada e quem acompanhou o ato percebeu que Dilma, ao invés de pautar o Encontro Nacional da Juventude do PT, estava ali para ser pautada, aberta ao diálogo construtivo para aprofundarmos o que já fizemos até aqui no Governo Federal para o grupo social, e que não tem dúvida de que são os jovens petistas os parceiros fundamentais para a elaboração de idéias e propostas a serem apresentadas à juventude do país em outubro.
Esse conjunto de fatos revela que a desqualificação da juventude do PT pelo "fogo amigo" é obra de quem não conhece e não se apresenta aos espaços da juventude petista.
Quanto à produção política, foi aprovado por consenso, num clima de grande unidade e esforço para realizá-la, uma plataforma que concebe a juventude como eixo estratégico e transversal do nosso projeto e, consequentemente, da campanha, onde precisaremos aprofundar a relação histórica com as juventudes de esquerda, mas integrar nossos aliados recentes nessa construção. Precisaremos dialogar com a nova base social do partido e da juventude partidária e com os jovens que ainda desconfiam ou preservam preconceitos ideológicos quanto ao que representa o PT e a esquerda.
Uma das táticas centrais deverá ser uma política de comunicação ousada que alcance os jovens a partir de suas linguagens e ferramentas de socialização, assim como não mais articular uma campanha específica de juventude, mas, sobretudo, buscar organizar a juventude nas diversas dimensões da vida política e social.
A juventude do PT assim, cria as condições para enfrentar essa "guerra por outros meios" de outubro, armada com os dados comparativos entre o que fizemos pelos jovens brasileiros e o que não fizeram os demotucanos. Entre nosso projeto de inclusão e emancipação e o toque de recolher, redução da idade penal, oposição à democratização do acesso ao ensino superior e obstaculização da expansão da educação técnica, que constam no ideário e na herança neoliberal. Mas, além disso, reunindo a vontade e a capacidade de mostrar à juventude brasileira que nosso projeto é superior ao da direita porque é embasado numa outra visão de mundo.
Mais uma vez brilhou a estrela da Secretária Nacional de Juventude do PT, Severine Macedo, ovacionada pela militância após sua intervenção, ao lado da nossa pré-candidata.
No aspecto interno, a Juventude Construindo um Novo Brasil organizou 60% dos delegados e fez questão de demonstrar disposição e a capacidade de coordenar e liderar consensos avançados, tendo apresentado uma consistente produção política.
Em breve, disponibilizarei a íntegra das resoluções aprovadas. Por hora, assista os vídeos do encontro.

Johnny Black - JPT Triângulo Mineiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário