08 de Março


O Dia Internacional da Mulher foi criado no século XX, durante a Revolução Industrial, onde as mulheres eram submetidas à um sistema de trabalho desumano (em média de 16 horas de trabalho), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho (elas sofriam ameaças, espancamentos e até assédio sexual). O movimento feminista buscava mais dignidade para as mulheres e uma sociedade mais justa e igualitária. Mas a data apenas se tornou oficial em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca.

A intenção em criar o Dia da Mulher de nenhuma forma foi menosprezar os homens, mas sim lembrar o esforço das mulheres que lutaram para tornar a sociedade melhor. Porém, mesmo depois de quase 100 anos de luta por igualdade, ainda encontramos muito preconceito contra as mulheres, seja em casa, no trabalho, no estudo e etc.


A Coordenadoria de Políticas Publicas da Mulher através de sua Coordenadora, Marilda Ribeiro iniciou hoje (08/ 03) em Uberaba, as atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com caminhão de som circulando pelos principais pontos da cidade, onde foram distribuídos aos homens e mulheres, laços brancos para sensibilizar e mobilizar pelo fim da violência contra as mulheres, estimulando a mudança de atitudes e o comportamento.


A Campanha do Laço Branco teve inicio no Canadá e hoje é desenvolvida nos Estados Unidos, Espanha, Noruega, Austrália, Namíbia, Finlândia, Japão, Dinamarca, Suécia, entre outros. O Brasil é um dos países comprometidos com essa Campanha.


Por volta das 10h30min ocorreu entrega de documento solicitando empenho da Câmara Municipal de Uberaba na implementação das leis das Creches noturnas (CEMEI), Reustarante Popular e Centro Interdisciplinar da Mulher (CIM).


Logo após, no centro Administrativo foi o encontro com Sr. Prefeito Anderson Adauto solicitando implementação das leis mencionadas. Nesta ocasião estava Presente o Deputado Estadual Adelmo Carneiro Leão, o Coordenador Regional do Partido dos Trabalhadores Josimar Rocha, a primeira dama Ângela Mairink e o presidente do PT Fabio Macciott.


Assista o vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário