Lula faz exaltação ao universo feminino em “solo sagrado” do ABC paulista

A garra das mulheres em lutar por seus direitos e as conquistas que obtiveram nos últimos anos foram exaltados pelo presidente Lula nesta quinta-feira (25) na abertura do 2º Congresso das Mulheres Metalúrgicas do ABC, realizado no auditório do sindicato da categoria em São Bernardo do Campo (SP) -- um “solo sagrado”, afirmou o presidente.

"Esse auditório é um solo sagrado porque tudo o que acontece neste País desde 1978 passa pelas discussões nessa categoria e nesse espaço aqui", afirmou Lula.

O Congresso deste ano é o primeiro em 32 anos, tendo sido idealizado por Lula quando era presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Em janeiro de 1978, a 1ª edição teve como principal resultado a criação do Coletivo de Mulheres, hoje denominado Coletivo de Gênero do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

"Antigamente, as mulheres eram auxiliares do marido. Hoje, mais da metade são chefes de família, têm dupla ou tripla jornada de trabalho, por isso o que vocês aprovarem aqui seja uma caixa de ressonância para o que outras categorias no mundo inteiro saibam o que foi aprovado aqui. Mandem para Nilcéa (Freire, ministra de políticas para as Mulheres) para que a gente possa transformar em lei o que foi aprovado aqui, uma plataforma de luta e de conquista dessas categorias", disse o presidente.

Sobre os 180 dias de licença maternidade reivindicados pela categoria, o presidente deu um alerta: "Não podemos permitir que a lei seja proibitiva de contratações de mulheres por isso. Ao ser aprovado, é preciso criar mecanismos que não permitam que se utilize subterfúgios para não contratar as mulheres para trabalhar nas fábricas”. E utilizou ainda uma figura de linguagem: “a gente manda projeto de lei para o Congresso Nacional que parece um pônei, um cavalinho bonito, e sai de lá um camelo, todo deformado – tem de olhar o conjunto da obra pra não sair prejudicado. É um alerta pra vocês".

O presidente destacou que a edição deste ano do Congresso pode marcar uma nova trajetória na vida das mulheres do sindicato, que já teve 26% de mulheres em seus quadros nos anos 80 e que hoje tem 14%, mesmo sabendo que a categoria diminuiu, afirmou o presidente.

Participaram do ato as ministras Dilma Roussef (Casa Civil) e Nilcéa Freire (Secretaria Especial de Políticas para Mulheres), além do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, entre outras autoridades.

Assista ao Vídeo:


fonte: pt.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário