1º de Maio dia do Trabalhador, dia do povo brasileiro

Dia Internacional do Trabalhador. Dilma Rousseff, pré-candidata à Presidência da República pelo PT, participa de festa de 1º de Maio com a presença de do presidente Lula, promovida pela Força Sindical e Central Única dos Trabalhadores (CUT). CTB, Nova Central e UGT também realizam evento unificado no Vale do Anhangabaú, com show musical e exposição de fotos. A CGTB e a Força Sindical comemoram juntas 1º de Maio, em São Paulo. O evento destas centrais vai ser na Praça Campo de Bagatelle, a partir das 7h.

ELEIÇÃO POLARIZADA - em primeira mão para o Brasil.




Eleição Polarizada – Carta Capital n˚ 594

Coluna Rosa dos Ventos – Maurício Dias

A retirada da pré-candidatura do Deputado Ciro Gomes à Presidência da República consolida uma pergunta que já rondava o debate sobre a sucessão presidencial: para onde escoarão os votos do eleitor de Ciro? Para Serra ou para Dilma?
Na terça-feira 27, o PSB defenestrou Ciro Gomes. A Executiva do partido decidiu, por 11 votos contra 2, que os socialistas não teriam candidatura própria à Presidência da República. Mas, além desse fator, sem a presença de Ciro Gomes na competição, cresce a possibilidade de a eleição de outubro ser definida no primeiro turno. Um resultado possível em eleição polarizada, entre petistas e tucanos, e ainda com forte viés plebiscitário como será a de outubro.
Nesse ambiente inteiramente polarizado,a oposição e a imprensa que a vocaliza reagiram à decisão do PSB de retirar o nome de Ciro do páreo e, principalmente, contra a decisão de consolidar o apoio à candidata governista.
O que será dos votos de Ciro? O cientista político Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus, responde à pergunta assim: “os votos de Ciro Gomes vão mais para Dilma Rousseff do que para José Serra. Em dados gerais, pelos nossos cruzamentos, 50% vão para a candidata do PT e 30% para o candidato do PSDB.”
Para ele, os 20% restantes seriam redistribuídos igualmente entre Marina Silva, do PV, e os indecisos.
“Se considerarmos as proporções para Dilma e para Serra, temos 65% dos votos indo para ela e 35% para ele”, diz Guedes.
A lógica do raciocínio de Ricardo Guedes baseia-se no princípio do que ele considera “pacto do tipo social-democrata europeu”, que teria se formado no Brasil. Ou seja, “a esquerda passa a ser institucionalizada, e a direita cede para programas sociais”.
Os votos de Ciro Gomes favoreceriam, assim, Dilma Rousseff por estar na posição de centro-esquerda do especto político.
Guedes lembra que o eleitor de Marina Silva, o terceiro nome da disputa com potencial de voto pequeno, mas possivelmente decisivo, pode vir a fazer voto útil em Dilma, na reta final das eleições. Isso ocorreu com a ex-senadora Heloísa Helena, do PSOL, nas eleições presidenciais de 2006. Ela chegou a ter 15% das intenções de voto (um número muito próximo ao porcentual máximo atingido por Ciro nas pesquisas de 2009) e terminou com 5%.
Guedes afirma que o voto dela “fluiu para Lula”.
O nome de Plínio de Arruda Sampaio, recentemente definido como pré-candidato do PSOL, ainda não foi incluído nas pesquisas.
Ricardo Guedes engrossa o coro daqueles que acham possível (como já falou João Francisco Meira, do Vox Populi), a eleição ser decidida pela via rápida, em apenas um turno. A favor da candidata do PT.
As condições econômicas e sociais favorecem a candidatura de Dilma Rousseff, que expressa o voto na continuidade, estando a oposição com dificuldades de formular um projeto alternativo para o País. Com a tendência de maior conhecimento de Dilma, as intenções de voto permanecerão equilibradas até o início do período eleitoral, com os programas eleitorais nos meios de comunicação e os debates”.
Ao contrário do que se esperava, a questão ambiental não tomou conta dos debates. Isso projeta dificuldades para Marina manter um porcentual de votos acima de um dígito. A pesquisa Ibope, mais recente, indicou que 10% dos eleitores votariam nela se a eleição fosse hoje.
Os debates, segundo Guedes, serão fundamentais para a alteração, ou não, dessas tendências. Ele acredita que, como ocorreu com a candidatura de Heloísa Helena nas eleições passadas, parte do eleitorado de Marina Silva pode vir a fazer o voto útil. Enviado pelo amigo Amorim de São Paulo.

fonte:blog da Dilma

Patrus é preferencia no Pontal


Patrus dispara na preferência dos petistas no Pontal do Triângulo e nas cidades em torno de Uberaba. O clima das prévias está bom, o partido vai se mobilizando e os filiados vão definindo sua preferência.
Mesmo com a avalanche de declarações contrárias à candidatura própria do PT e as pressões e plantações na imprensa, a militância petista demonstra que quer ter candidato próprio e, ao que tudo indica, o vencedor será Patrus. Aguardar pra ver!

O Partido da Mídia vai a guerra

A ação deste fim de semana que envolveu a Veja (com a capa do Serra de mãozinha no queixo), o jingle da Globo fazendo campanha pelo “Brasil pode mais” em nome dos seus 45 anos (sendo que o número 45 da Globo é igualzinho ao 45 do PSDB) e a pesquisa Datafolha que apresenta números contraditórios com a tendência de outros institutos, é mais uma demonstração de como a mídia comercial é o verdadeiro partido político da oposição demo-tucana.

Sem esses veículos de comunicação, Serra e sua turma teriam chance zero nas próximas eleições. Eles sabem que para que o candidato tucano tenha alguma possibilidade de vitória terão de jogar todas as fichas nele. Parecem estar dispostos a isso.

A ação da Globo, Veja e Folha não se deu ao mesmo tempo por coincidência. É algo articulado e para testar força. Quase como um ensaio de golpe. Algo muito comum quando os militares buscavam articular a derrubada de um governo democrático na América Latina.

Hoje, pesquisas devem estar sendo produzidas para consumo interno com a intenção de verificar se a ação resultou em alguma melhoria para os índices do tucano. A depender dos resultados, a ação se repetirá talvez em maior escala ou seus rumos podem ser alterados.

Por enquanto eles tentaram vender a simpatia de Serra e boas notícias para ele. Os próximos golpes podem (e pelo que indicam serão) ataques ao PT e reportagens acusatórias em relação à candidatura de Dilma.

Não foi à toa que Veja, Globo e Folha agiram conjuntamente. As teses do Instituto Milenium hoje são públicas. Não é preciso ser bidu para saber o que eles pensam da democracia. E para desenhar o que devem fazer no percurso da campanha eleitoral.

Preparem-se para uma campanha nojenta. Porque com jingles bonitinhos com artistas falando mais e mais e com capas de revistas em que Serra aparece de mãozinha no queixo não vai dar para melhorar a vida dele. Ou seja, vai ter guerra.

Por Renato Rovai

PT vai entrar com ação para apurar crime eleitoral em site vinculado ao PSDB

BRASÍLIA – O presidente do PT, José Eduardo Dutra, disse que o partido vai entrar nesta sexta-feira com representação no Ministério Público Eleitoral para apuração de crime eleitoral contra Eduardo Graeff, ex-secretário-geral da Presidência no governo de Fernando Henrique Cardoso, apontado como responsável pela montagem do site www.gentequemente.org.br. O site, abrigado na página do PSDB, segundo Dutra, foi montado para atacar a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, e o presidente Lula.

” A oposição fica entrando com ações para nos caracterizar como a margem da lei, mas por debaixo dos panos cometem esses crimes ”

Apurada a responsabilidade, se for mesmo Graeff, ele disse que ingressarão com ação civil por danos morais contra Graeff.

- O que a gente está vendo é uma tentativa vil de desclassificação, ataques pessoais, tudo aquilo que a gente não gostaria de ver numa campanha. A oposição fica entrando com ações para nos caracterizar como a margem da lei, mas por debaixo dos panos cometem esses crimes – disse Dutra.

A assessoria do PSDB informa que os advogados do partido só vão se manifestar depois que conhecerem o teor da ação.

***

Graeff admite domínio “petralhas”, mas nega baixaria na web

Quinta, 29 de abril de 2010, 14h09 Atualizada às 14h53

Claudio Leal, no Terra Magazine

Alvo de ataques de aliados da pré-candidata Dilma Rousseff (PT), o coordenador da campanha de José Serra (PSDB) na internet, o cientista político Eduardo Graeff, reage com “um certo conforto” às hostilidades do “outro lado”. Ex-secretário-geral da Presidência no governo FHC, Graeff é acusado de ser o “brucutu-chefe da guerra suja tucana” na web, como definiu o deputado federal Brizola Neto (PDT-RJ).

“Nas entrevistas, Serra diz que vai manter o alto nível e não faz ataques ao presidente Lula, porque ele é popular. Mas a campanha no site do PSDB é o inverso do que Serra diz, desmente tudo isso. Na internet, eles usam baixarias contra Dilma, numa página mantida pelo PSDB, o Gente que mente“, acusa o pedetista, que levou o confronto à tribuna da Câmara Federal.

Mas Graeff transmite bom humor ao desconforto: “Eles (do PT) estão errando muito. O meu medo é que eu tenha meus 15 minutos de fama enquanto eles se reorganizam”, cogita.

- Você leu o texto do Kotscho? – pergunta Graeff.

Na quarta-feira (28), o jornalista Ricardo Kotscho, ex-secretário de imprensa do governo Lula, publicou em seu blog o artigo “Campanha de Serra começa na frente”, no qual avalia que “Dilma começou sua campanha solo em maré baixa, com tropeços verbais, agenda errática, problemas na coordenação inchada e o mau uso da estrutura de internet”. Graeff ponga na análise de Kotscho:

- Eles vão mal. Então, o que têm que fazer é sair atirando pro outro lado.

O coordenador da campanha tucana defende a existência do site “Gente que mente”, linkado na página oficial do PSDB. No caminho inverso da estratégia de Serra na televisão, a página elenca as “mentiras” de Lula e Dilma, contando com uma “Pinoquioteca”. “Modelo Dilma: empreiteira fica com lucro, contribuinte paga conta”, diz um dos textos, sobre o leilão da usina Belo Monte. Risonho, Graeff expõe:

- Para o “Gente que mente” não existir, é só o outro lado não mentir tanto. Basta não mentir! Há uma insinuação deles, e um desmentido. Por isso fazem uma campanha contra o site. Eles (os petistas) tiraram do ar o anúncio dos 45 anos da Globo. Agora eles querem tirar nossa página.

O tucano admite que criou o domínio “petralhas”, registrado pelo Instituto Social Democrata, criado pelo ex-presidente FHC. O inativo “www.petralhas.com.br” nasceu sob inspiração do livro do jornalista Reinaldo Azevedo, “O país dos petralhas”, uma palavra-valise que vincula os petistas aos irmãos metralhas. Graeff volta a sorrir, ao ser questionado sobre o uso da gíria:

- É uma discussão sobre o nada. Não existe o site “petralhas”, só existe o domínio. Isso faz uns dois anos, foi na época em que saiu o livro do Reinaldo (Azevedo), que me chamou a atenção para a palavra. Enxergaram nisso uma ofensa ao PT. Sei que o Reinaldo e outros críticos usam o termo “petralha”, assim como os petistas usam “tucanalha”. É uma palavra.

Graeff prefere “não avaliar” as estratégias digitais da campanha de Dilma, mas refuta a acusação de que estimula a baixaria.

- Acho que seria justo eles apontarem uma baixaria. “Gente que mente” faz críticas específicas. Se apontassem alguma impropriedade… Mas não apontam. O que podemos fazer é mudar de “gentequemente.org.br” para “gentequementeeodeiaserdesmentida.org.br” – apunhala, e pela frente.

Para o tucano, o nível da campanha PT x PSDB “tende a piorar e melhorar” na web.

- Como a internet é um veículo de comunicação segmentado e às vezes segregado – as pessoas que pensam igual se juntam -, tanto pode levar a coisas construtivas, tanto pode ter debate de alto nível sobre a questão do clima, quanto pode ter um de mocinhas anoréxicas para que elas continuem anoréxicas.

Nesta semana, o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), apoiador da candidatura de Serra, publicou em seu site um artigo adulterado da cronista Danuza Leão, falsamente atribuído à jornalista Marília Gabriela, com ataques a Dilma Rousseff. Depois do protesto da apresentadora, em entrevista a Terra Magazine, e da notificação de um advogado, Aleluia apagou o texto. Graeff comenta a armação contra Marília Gabriela:

- Essas coisas acontecem. Cansei de receber e-mails com uma comparação entre os governos Fernando Henrique e Lula, atribuído à “The Economist”. É um exemplo de baixaria. Não é um insulto, mas uma mentira.

Ele relembra o episódio da “Carta Brandi”, publicada pelo udenista Carlos Lacerda na Tribuna da Imprensa, em 1953. Os documentos forjados, atribuídos ao deputado argentino Antônio Jesús Brandi, revelavam um acordo secreto entre o então ministro do Trabalho de Getúlio Vargas, João Goulart, e Juan Domingo Perón.

- A política tem um lado que é muito bruto, as piores coisas que as pessoas são capazes de fazer. A internet torna a difusão desse tipo de coisa mais rápido, mas também desconstrói. Por quanto tempo a “Carta Brandi” resistiria na internet?

Eduardo Graeff garante que não se importa em ser o alvo das tijoladas contra a campanha

Lula é eleito o líder mais influente do mundo pela "Time"



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito nesta quinta-feira (29) pela revista americana “Time” como o líder mais influente do mundo. Lula encabeça um ranking de 25 nomes e é seguido por J.T Wang, presidente da empresa de computadores pessoais Acer, o almirante Mike Mullen, chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, o presidente americano Barack Obama e Ron Bloom, assessor sênior do secretário do Tesouro dos Estados Unidos.

No perfil escrito pelo cineasta Michael Moore, o programa Fome Zero (praticamente substituído pelo Bolsa Família) é citado como destaque no governo do PT como uma das conquistas para levar o Brasil ao “primeiro mundo”. A história de vida de Lula também é ressaltada por Moore, que chama o presidente brasileiro de “verdadeiro filho da classe trabalhadora da América Latina”.

A revista lembra quando Lula, aos 25 anos, perdeu sua primeira esposa Maria, grávida de oito meses, pelo fato de os dois não terem acesso a um plano de saúde decente. Ironizando, Moore dá um recado aos bilionários do mundo: “deixem os povos terem bons cuidados de saúde e eles causarão muito menos problemas para vocês”.

A lista mostra os 100 nomes de pessoas mais influentes do mundo em diversas áreas –líderes da esfera pública e privada, heróis, artistas, pensadores, entre outros.

Entre os líderes em destaque também estão a ex- governadora do Alasca e ex-candidata republicana à Vice-Presidência dos EUA, Sarah Palin; o diretor do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn; os primeiros-ministros japonês e palestino, Yukio Hatoyama e Salam Fayyad, e o chefe do Governo da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

Em 2009, Lula foi eleito o personagem do ano pelo jornal espanhol El País e pelo francês Le Monde.

Outras categorias
O ex-presidente americano Bill Clinton é o primeiro na categoria dos “heróis” pelo trabalho realizado no Haiti depois do terremoto de 12 de janeiro por meio da ONU (Organização das Nações Unidas). Segundo seu perfil, escrito pelo cantor Bono Vox, da banda irlandesa U2, “sem ele o universo não seria tão amigável para os seres humanos.”

Abaixo de Clinton aparecem: a sul-coreana Kim Yu-na, que conseguiu o primeiro ouro em patinação artística para seu país em Vancouver; o opositor iraniano Mir Hussein Musavi, e o ator Ben Stiller por seu trabalho na reconstrução de escolas no Haiti.

A cantora Lady Gaga encabeça o ranking dos “artistas” e recebe elogios da colega Cyndi Lauper que mostra sua admiração pelo trabalho da nova-iorquina de 24 anos. Lauper destaca que “a arte de Lady Gaga capta o período em que estamos agora” e rasga elogios à postura polêmica de Gaga: “ela mesma é a arte. Ela é a escultura.”

Além disso também aparecem a cantora Taylor Swift, os atores Ashton Kutcher e Neil Patrick Harris, assim como o produtor e popular juiz do programa de talentos "American Idol", Simon Cowell.

Depois de Lady Gaga, aparecem na lista artística: o humorista Conan O''Brien, que abandonou seu programa na rede de televisão americana "NBC"; a cineasta Kathryn Bigelow, primeira mulher a ganhar o Oscar de melhor direção por seu filme "Guerra ao Terror" e a apresentadora Oprah Winfrey.

Na lista dos “pensadores” o urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, aparece em 16° lugar por seu “maravilhoso legado de sustentabilidade urbana", destacado pelo prefeito de Vancouver.

A revista "Time" também inclui uma análise de quem de sua lista são os mais influentes na internet, através de uma análise do número de seguidores e de conexões que essas pessoas acumulam nas redes sociais Facebook e Twitter.

Segundo essa análise, Barack Obama e Lady Gaga, seguidos do ator Ashton Kutcher, da cantora Taylor Swift e da apresentadora Oprah Winfrey dominam o manejo dessas ferramentas eletrônicas.

Juventude do PT de Minas convoca Encontro Estadual

No dia 24 de janeiro, a Juventude do Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais realizou a sua Plenária Estadual onde demonstrou sua força e mobilização ao contar com a presença de mais de 500 jovens de todas as regiões do Estado. Em um marco histórico, a presença inédita dos pré-candidatos ao governo de Minas, Patrus Ananias, ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e Fernando Pimentel, ex-prefeito de BH, demonstrou a importância da juventude para nosso partido.Na Plenária, aprovamos um documento consensual em defesa da candidatura própria do PT em Minas Gerais e a sua importância para a construção de políticas estruturais para o desenvolvimento de Minas que possibilitem uma mudança da realidade da juventude mineira.Além disso, na Plenária Estadual elegemos os delegados ao Encontro Nacional da Juventude do PT que aprovou uma plataforma de juventude para a campanha “Dilma”, configurando muita visibilidade para o tema e inserindo o tema da juventude como prioritário nas eleições de 2010.No governo Lula a juventude passou a ser entendida como um ator social e, desse modo, foi convocada a construir suas políticas através da Secretaria Nacional Juventude e da Conferência Nacional de Juventude. Em Minas Gerais, entretanto, permanece o retrocesso. O governo Aécio Neves apresenta políticas focais e fragmentadas de juventude, a partir da concepção de juventude enquanto segmento potencialmente violento.
Cabe a nós, militantes da JPT MG, construir uma plataforma política em sintonia com os avanços do governo Lula para apresentar ao governo de Minas Gerais. Reafirmando a candidatura própria, entendemos que só o Partido dos Trabalhadores reúne as melhores condições para protagonizar um projeto democrático-popular para Minas Gerais.Para a construção desse projeto de juventude para Minas, acreditamos que cada militante da JPT seja importante e deva contribuir a partir das diversas realidades que vivenciamos em nosso Estado. Assim, convocamos o conjunto da militância jovem petista a realizar os Encontros Municipais e debaterem a plataforma de juventude para Minas Gerais.
Realizaremos dia 28 de março a reunião ampliada da juventude do PT de Minas Gerais para aprovar o texto-base. Convocamos todas as secretárias e todos os secretários municipais da JPT para essa atividade.Nos dias 7, 8 e 9 de maio realizaremos o Encontro Estadual da JPT, a partir de todo esse acúmulo.Por fim, nos dias 22 e 23 de maio, quando acontecerá o Encontro Estadual do PT, apresentaremos ao conjunto do partido nossas contribuições no debate da juventude.Teremos um semestre de grandes atividades, muita mobilização e muito debate. Cada militante da juventude do PT é fundamental para o sucesso da construção desse projeto em Minas Gerais.
Para tanto, precisaremos de muita organização e diálogo. Para darmos conta desses desafios, lançaremos o blog da JPT, ainda no mês de março. Já estamos atualizando o link da “juventude”, no site do PT de Minas. Visitem!E segue nossa agenda:Dia 28 de março: Reunião ampliada da Juventude do PT de Minas GeraisEncontros Municipais devem acontecer entre os dias 1 de Abril e 2 de Maio.Dias 7,8 e 9 de Maio: Encontro Estadual da Juventude do PT.

Os principais objetivos dos Encontros Municipais são:a) Debater o texto-base estadual, que será aprovado dia 28 de março na reunião ampliada da Juventude do PT;b) Realizar um diagnóstico sobre a juventude no Estado e um balanço das políticas desenvolvidas pelo governo estadual e o impacto local das ações do governo Lula que atingiram a juventude direta e indiretamente;c) Produzir as diretrizes da JPT para o Programa de Governo de Minas Gerais;d) Iniciar o planejamento da estratégia, tática e tarefas da JPT na campanha estadual;e) Eleger a direção municipal da juventude do PT nos municípios em que não tenham sido eleitas no processo do Congresso da JPT, em 2008.
Até breve!!! Força a todas e todos!!!
Secretaria Estadual da Juventude do PT de Minas Gerais

DMs e CPs têm até 30 de abril para entregar a Prestação Anual de Contas


Diretórios Municipais e Comissões Provisórias
A/c do Presidente e Tesoureiro

Companheiros,
Dia 30 de Abril de 2010 é prazo final para a entrega da Prestação Anual de Contas junto ao Cartório Eleitoral para todos os Diretórios Municipais e Comissões Provisórias, mesmo que em 2009 não tenham sido realizada nenhuma movimentação financeira em nome do PT de seu Município lembrando que a mesma não pode mais ser entregue em branco ou nada a declarar.Informamos que o Tribunal Superior Eleitoral publicou, no dia 20 de março de 2009, a Portaria TSE nº 193, que institui novo Plano de Contas dos Partidos Políticos, obedecendo alterações na legislação contábil das pessoas jurídicas, de acordo com o previsto na Lei 11.638/2007 e Medida Provisória nº 449, de 03 de dezembro de 2008.As prestações de contas anuais dos partidos políticos do ano de 2010, exercício financeiro de 2009, já deverão utilizar, obrigatoriamente, esse novo Plano de Contas em suas respectivas contabilidades que está disponível na Internet do TRE-MG, em http://www.tre-mg.jus.br/portal/website/partidos_politicos/prestacao_contas/

Informamos que não é mais obrigatório o uso do programa SPCP (Sistema de Prestação de Contas de Partidos) do TSE, sendo facultado a todos os Partidos o uso dos programas convencionais de Contabilidade desde que obedeçam o novo Plano de Contas.E os formulários, modelos e anexos também a serem entregues (antigos modelos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8), estão disponíveis no link acima.Solicitamos o máximo de atenção e empenho de todos e, colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Necessitando de mais informações favor entrar em contato com a Secretaria de Finanças, com Gilson ou Bianca nos telefones (31) 3115-7633 e 3115-7618 ou pelos e-mails: gilson@ptmg.org.br ou administracao@ptmg.org.br
fonte:PT/MG

Pontal do Triângulo - Prévias

Neste fim de semana o Deputado Estadual Adelmo Carneiro e Josimar Rocha Coordenador Regional do Triângulo II, estiveram no Pontal do Triângulo falando sobre a importância das prévias que acontecerá dia 02 de Maio.


Reuniao no municipio de Conceição de Alagoas



Reuniao no municipio de Planura



Reuniao no municipio de Frutal

Patrus em Uberaba fala sobre as Prévias


Em visita ao Triângulo Mineiro no fim de semana, Patrus colocou com clareza sua posição sobre as prévias do PT em Minas. Confira a íntegra:

O ex-ministro Patrus Ananias (PT) afirmou em visita a Uberaba que as prévias do partido, marcadas para o dia 2 de maio, serão soberanas para a escolha da candidatura petista ao governo de Minas Gerais e ressaltou que o estatuto do PT não permite interferência política da esfera nacional do partido em uma decisão dos filiados mineiros por meio de votação. “A prévia é estatutária e soberana. O que ela decidir, será implementado. Qualquer mudança no futuro terá que ser com a mais ampla participação do partido”, disse, em entrevista concedida na Câmara Municipal.

Citando as experiências na Prefeitura de Belo Horizonte (1993-1996) e no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus reiterou a vontade de ser candidato ao governo de Minas. “Eu saí do ministério, com uma experiência extraordinária, para disputar o governo de Minas. Eu quero ser governador de Minas. Sinto-me preparado para governar Minas”, afirmou.

Com cerca de 130 mil filiados em Minas Gerais, o PT vai escolher o nome para a disputa ao governo estadual no próximo domingo. “Tenho sentido nas minhas andanças pelo estado, no contato com os nossos filiados, que há um desejo de candidatura própria”, afirmou Patrus Ananias.

O ex-ministro concorre dentro do partido com o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel. Também há a possibilidade de uma coligação com o PMDB, do ex-ministro das Comunicações Hélio Costa. Essa aliança é defendida por lideranças nacionais do PT, em especial pelo presidente Lula e a ex-ministra e pré-candidata à Presidência da República Dilma Rousseff.

“Acho importante que o PT apresente o seu nome, o PMDB já apresentou o nome do ministro Hélio Costa, meu amigo. Temos uma relação de diálogo com o PMDB. Nós vamos verificar qual é a candidatura que expressa neste momento histórico os melhores sentimentos e os melhores desejos do povo mineiro.”

Questionado se aceitaria ser vice em uma eventual chapa com Hélio Costa, o petista afirmou que não é o momento para analisar esta hipótese. “Cada coisa ao seu tempo. Eu sou candidato ao governo de Minas. Meu nome está posto. Nós teremos prévias no dia 2 de maio. Os filiados do PT vão decidir qual o nome que o partido vai apresentar para Minas Gerais. Mas é claro que depois vamos continuar conversando, porém, neste momento, todas as minhas energias estão direcionadas para disputar e ganhar com uma ampla aliança, democrática e participativa, o governo do estado.”

Prévias Dia 02 de Maio

Plenária de Apoio em Uberaba - (23/04)


PT Araxá lança Rogério Farah como pré-candidato


Para a Assembleia Legislativa, o PT local vai apoiar a reeleição do deputado estadual Adelmo Carneiro Leão.
O diretório local do Partido dos Trabalhadores (PT) definiu o seu presidente local como pré-candidato a deputado federal para as eleições deste ano. O ex-chefe da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Araxá, Rogério Farah, vai concorrer a uma cadeira na Câmara Federal. Para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o PT local vai apoiar a reeleição do deputado estadual Adelmo Carneiro Leão. O anúncio oficial foi feito em entrevista concedida à Rádio Cidade, na manhã desta segunda-feira (19).

De acordo com Farah, a decisão do PT de Araxá foi analisada e discutida por diversas vezes.
“Desde fevereiro passado, estamos conversando com os pré-candidatos a deputado estadual por Araxá, mas infelizmente não encontramos um candidato que tivesse um compromisso com o partido e com Araxá nas eleições de 2012. Temos um jogo de 180 minutos, os 90 minutos iniciais é agora em 2010 e o restante nas próximas eleições municipais. Por isso, não conseguimos uma parceria local que garantisse o progresso e o encaminhamento das políticas sociais do governo Lula. Assim, decidimos apoiar o companheiro Adelmo à medida que ele se dispõe a apoiar a nossa candidatura para deputado federal.”
Segundo ele, o PT de Araxá tem diversos nomes representativos para sair como candidato. “Só que entendemos apostar em um candidato que já tem mandato, que tem demonstrado carinho com a cidade e tem um plano de trabalho para Araxá.” Os próprios pré-candidatos de Araxá para deputado estadual nos disseram que se o PT Araxá não lançasse um candidato já estaria ajudando. Então, entendemos que não colocando um nome da cidade para a disputa já estaríamos colaborando com a cidade.”

Farah explica que para disputa a uma cadeira na Câmara federal o PT Araxá decidiu por um nome da cidade.”Imaginávamos que o nome do Toninho Barbosão, candidato a prefeitura na última eleição e com uma aprovação de 21% do eleitorado, seria uma das melhores opções. Mas ele argumentou que está desenvolvendo um projeto de expansão da sua empresa e neste momento não poderia estar deixando Araxá, caso fosse eleito, e resolvemos por bem escolher um outro nome da cidade e a indicação caiu sobre o meu nome para deputado federal em parceria com o Adelmo Carneiro para estadual.”
Ele ressalta que o PT está trabalhando em cima de projetos. “Não é um nome, não é uma vaidade, é um projeto que temos e pretendemos implantar, como a causa dos portadores de câncer. Portanto, são projetos que estão sendo colocados para análise da população. Não é uma oposição, é uma alternativa, onde os eleitores terão oportunidade de escolha. Isto é democracia, oferecer mais de um nome para o eleitorado.”

Farah acredita a sua candidatura não inviabilizará a eleição do deputado federal Aracely de Paula (PR). "Ele parte para seu sexto mandato e a cada eleição a quantidade de votos conquistados cresce mais."
fonte: diario de Araxa

Patrus em Uberaba nesta Sexta-Feira (23/04)


Na manhã deste sábado (17/04) foi realizado no gabinete regional do Deputado Estadual Adelmo Carneiro Carneiro Leão em Uberaba, reunião para tratar da visita de Patrus Ananias a cidade de Uberaba nesta sexta-feira (23/04), e também para preparação da prévia interna do PT/MG com os apoiadores da Pré-candidatura de Patrus Ananias ao Governo de Minas Gerais. Prévia esta que acontecerá domingo dia 02 de Maio.



Esteve presente a Pré-candidata a Deputada Federal, ex vereadora, criadora da Lei do Restaurante Popular 2001/2002 e atual Coordenadora das Políticas Públicas para a Mulher - Marilda Ribeiro, o Coordenador Regional do PT Josimar Rocha, Filiados e tendências presentes (Articulação, DS e Independentes), membros da Executiva e Diretório do PT Uberaba, além de representações sociais como: SINDI-UTE, Movimento Hip Hop, Juventude, Associações de Bairro, Bancários, Mandatos do vereador José Severino e Deputado Adelmo Carneiro Carneiro Leão. Da cidade de Delta esteve presente o presidente do PT, do Sindicato dos funcionários Públicos Municipal de Delta/CUT – Renato Ferreira.



Na ocasião, falou-se da importância da chegada de Patrus Ananias ao Governo de Minas, contribuindo para a efetivação das diversas políticas sociais que já vem sendo implementadas no Brasil pelo Governo Lula. O ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome é prova concreta do grande trabalho que Patrus Ananias desempenhou, fazendo chegar a aqueles que realmente precisam os programas deste Ministério, citando como exemplo o Bolsa Família.


Á frente da Prefeitura de Belo Horizonte, teve sua administração premiada pela Organização das Nações Unidas como modelo de gestão pública, deixando a prefeitura com mais de 85% de aprovação popular.

Patrus é comprometido com as questões sociais e populares, o que o torna capaz de governar Minas Gerais.

Movimento Hip Hop Discute Políticas Culturais

O Movimento Hip Hop de Uberaba se reuniu nesta sexta-feira (16/04) com lideranças do movimento para discutir políticas culturais, entre eles estava Marcos Cabelo e Johnny Black, músico e assessor do Deputado Estadual Adelmo Carneiro Leão.

No local havia cerca de 30 pessoas representando a dança de rua, o Rap, o Graffitte e DJ, ou seja, os quatro elementos.

Foi levantada a situação do Hip Hop na cidade, os espaços cedidos para os eventos e apresentações culturais, lembrando a importância que esta manifestação cultural tem para a sociedade e principalmente para os jovens.

Lembrado por vários presentes à importância do Hip Hop na política e nos movimentos sociais, por ter uma linguagem simples, verdadeira, narrando os fatos que acontecem por todo Brasil.

No entanto, as expectativas em torno da candidatura de Dilma Rousseff e de Patrus Ananias são positivas. “Os dois são capazes para administrar de forma correta o Estado de Minas e o Brasil, implantando em Minas o que o PT tem feito no país” – enfatizou o disc jockey Denis’Jay.

As demandas foram levantadas e serão transformadas em propostas culturais que serão entregues aos candidatos do PT Uberaba.

Em BH


Etapa Triangulo de Criação de Conselhos da Juventude

A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), por meio da Coordenadoria Especial da Juventude, realizará neste sábado (17/04), das 09 às 16 horas, a etapa Triângulo dos Encontros Regionais para Criação dos Conselhos de Juventude, no Clube no Hotel Shelton, na Avenida Filomena Cartafina, 152, no bairro Recreio dos Bandeirantes, município de Uberaba. O evento tem por objetivo incentivar jovens, com idade entre 15 e 29 anos, e gestores públicos ao debate de políticas públicas e estimular a implantação do conselho municipal da juventude. A expectativa é a de que o evento reúna cerca de 200 pessoas.


“O conselho legitima os espaços de participação juvenil. É a forma concreta de se instituir o protagonismo juvenil e por isso o governo de Minas realiza esse trabalho de incentivo a criação do órgão. E está dando certo. Hoje, temos 112 conselhos criados. É tímido, se comparado a outras áreas, como a saúde e a criança e o adolescente, mas sendo a temática juvenil muito recente, os resultados são muito satisfatórios”, destacou o coordenador Especial da Juventude da SEEJ, Roberto Tross.

Em 2009, etapas foram realizadas em Montes Claros, na Região Norte; Boa Esperança, no Sul do Estado; Carmópolis de Minas, na Região Oeste; Araxá, no Triângulo; Governador Valadares, na Região do Vale do Rio Doce, Carangola; na Zona da Mata; e Belo Horizonte.

As inscrições para participar da Etapa Triângulo são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (31) 3337-4011 ,(31) 3349 ou pelos e-mails
dirij@juventude.mg.gov.br e patriciajuventude@hotmail.com

Reunião do Setorial de Mulheres PT/MG

A Secretaria de Mulheres do PT mineiro realizou ontem quarta-feira (14/04), às 18h, na sede do Diretório Regional em Belo Horizonte reunião com diversas lideranças regionais. Esta reunião informou às presentes a data que acontecerá o encontro estadual de mulheres, o Seminário Internacional de Mulheres e também a importância da mulher mineira na construção de metas para a formulação do plano de governo de Dilma Rousseff.

Esteve presente nesta reunião representando o Triângulo Mineiro Marilda Ribeiro Resende - Coordenadora de Políticas Pública para a mulher, Abigail Rocha – Assessora do Deputado Estadual Adelmo Carneiro Leão e Glauciana Gonçalves - Arte-educadora.

Mensagem às companheiras e companheiros


O PT marcará mais uma vez a história do Brasil elegendo por voto direto a primeira Presidente do nosso País. Neste momento de organização da mulher mineira quero que os nossos gritos de libertação ecoem em todos os rincões de nossa terra para despertarmos as adormecidas a virem a se juntar a nós para continuarmos a avançar transformando cada vez mais a nossa realidade.


Marilda Ribeiro Resende


Pense bem


Afinal, o Brasil é de quem? do PSDB ou dos Brasileiros?
Faça sua escolha!

Arruda foi libertado e já pode participar da campanha do Serra

Por maioria de votos, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou o parecer do relator, ministro Fernando Gonçalves, e determinou a revogação da prisão do ex-governador do Distrito Federal (DF) José Roberto Arruda. Segundo o ministro, “não há mais razão para a prisão preventiva”.

Prévias acontecem no dia 2 de maio


A Executiva Estadual do PT mineiro confirmou na noite de ontem, dia 12, durante reunião da instância, a realização de prévias para a escolha do candidato petista que concorrerá ao governo do Estado. Os filiados irão às urnas no dia 2 de maio (domingo), e escolherão entre o ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel.

Os dois petistas registraram suas pré-candidaturas na Secretaria Estadual de Organização, na sede do Diretório Regional, em Belo Horizonte. Patrus oficializou seu nome como pré-candidato no dia 5, já Pimentel fez hoje a sua inscrição, no último dia estipulado pelo Calendário Eleitoral do PT de Minas.

A Executiva Estadual nomeou ainda a comissão que será responsável por organizar as prévias. Foram mantidas as datas do Calendário Eleitoral do PT de Minas. O Encontro Estadual para a definição de tática e a confirmação do candidato acontece nos dias 21, 22 e 23 de maio. Já a convenção oficial do PT de Minas acontece entre os dias 10 e 30 de junho.

fonte: PT/MG

Padilha ironiza declarações de Aécio contra Dilma

Articuladores petistas dizem que campanha contra governo Lula é uma "luta vã"

Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, rebateu os ataques de Serra e Aécio, contra a pré-candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff. Seguindo estratégia para desbancar a tática do adversário José Serra (PSDB), que se apresentou no sábado como nome do "pós-Lula", Padilha comentou:

- É muito gozado os tucanos e o DEM quererem falar sobre o futuro, usando os mesmos argumentos do passado.

As críticas do ex-governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), à pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, foram recebidas com ironia pelo comando da campanha petista. Em entrevista ao Estado, Aécio disse que Dilma "é uma grande incógnita" e terá de demonstrar, nessa temporada, qual será a presença do "PT ideológico do Estado máximo e dos problemas éticos" no governo se o partido chegar mais uma vez ao poder.

Articulador político do Palácio do Planalto, o ministro rebateu os ataques de Serra e Aécio, que querem carimbar o PT como um partido que aposta na divisão do País e na disputa entre ricos e pobres.

- O que eles estão falando sobre a relação da Dilma com o PT, hoje, é o mesmo que diziam na campanha de 2002, quando o presidente Lula era candidato e tentaram espalhar o medo.

Padilha provocou:

- Nós provamos que sabemos governar com 17 partidos, aglutinando forças. No lançamento do Serra, só havia representantes do PSDB, do DEM e do PPS. Como eles querem unir o Brasil com apenas três partidos?

Integrante da coordenação da campanha de Dilma, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), disse que a entrevista de Aécio ao Estado faz parte da tática desenhada pela oposição e minimizou as críticas:

- O ex-governador está fazendo o discurso da campanha tucana. Nós registramos, tomamos boa nota e seguimos em frente. O PSDB é contra o governo Lula e precisa lutar muito. É uma luta vã, mas fazer o quê?

fonte: Agência Estado

PC do B formaliza apoia a Dilma

Pré-candidata do PT à Presidência da República, a ex-ministra Dilma Rousseff, foi recebida na noite desta quinta-feira (08) ao som de “Aquarela brasileira”, cantada por Martinho da Vila e Lecy Brandão, no evento do PCdoB que anuncia o apoio oficial do partido à pré-candidata.

A mega festa organizada no Centro de Convenções de Brasília conta ainda com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice José Alencar. O horário da noite foi especialmente escolhido para garantir a presença de Lula, que só poderia participar do ato de apoio à pré-candidatura de Dilma fora do expediente de trabalho.

O evento ratifica os compromissos firmados pelo PCdoB com o apoio à pré-candidatura de Dilma, que será oficializada na convenção eleitoral programada para o mês de junho.

Presidente do PCdoB compra discurso de Dilma e chama oposição de "lobo em pele de cordeiro"

O presidente do PCdoB Renato Rabelo comprou o discurso da pré-candidata do PT à Presidência da República Dilma Rousseff e chamou a oposição do governo Lula de lobos em pele de cordeiro.

O discurso ocorreu durante o evento que marcou o apoio oficial do PCdoB à pré-candidatura de Dilma.

- Como bem diz Dilma Rousseff eles [a oposição] se escondem em pele de cordeiro e por baixo o lobo.

Sem nomear, Dilma chamou a oposição de lobo em pele de cordeiro durante a posse do novo presidente do PR, na segunda-feira (5).

A expressão não foi a única parte do discurso de Dilma que ecoou no evento do PCdoB. Rabelo afirmou ainda que Dilma é a melhor alternativa para quem espera a continuidade do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que o programa de governo do PSDB é “anti-Lula”.

- A ministra Dilma, indicada por Lula, é a que melhor representa o projeto de Lula, porque esteve no centro do governo e acompanhou de perto. Não é essa a melhor alternativa de continuidade? Sim, nós não temos dúvidas.

No primeiro discurso da noite o presidente do PC do B começou consagrando o apoio à Dilma.

- Viemos anunciar a decisão, em votação unânime hoje, de manifestar o apoio à pré-candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República.

O anuncio de Rabelo foi seguido por gritos de “olé, olê, olé, olá, Dilma, Dilma”.

fonte: R7

Lula critica fala de Aécio Neves em defesa das privatizações

Ao lado da pré-candidata à Presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou neste sábado o discurso do PSDB durante o pré-lançamento do nome do ex-governador de São Paulo José Serra para a corrida presidencial deste ano, realizado em Brasília. Lula e Dilma participaram de um encontro de centrais sindicais promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo (SP).

Estrategicamente, o presidente chegou ao evento por volta das 13h30, depois de ter acompanhado os discursos realizados pela oposição no evento na capital federal. "Sou um homem de boa índole, mas em um momento auspicioso, o ex-governador de Minas (Aécio Neves) disse que eles (oposição) reforçariam as privatizações e foi muito aplaudido. Foi o momento de maior aplauso na festa dele. Eu não quero esses aplausos", disse Lula.

O presidente ainda mandou um recado para os adversários. "Se não fosse o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o BNDES, nós teríamos sucumbido à crise. Quem fala isso pensa que tem de entregar os dedos, porque os anéis entregaram há muito tempo", afirmou.

Apontado como possível candidato a vice-presidente na chapa de José Serra, Aécio Neves defendeu em seu discurso em Brasília as privatizações realizadas nos oito anos da gestão de Fernando Henrique Cardoso. As privatizações foram justificadas por Aécio como uma necessidade de modernização da economia brasileira. "Privatizamos, sim, setores que precisavam ser, como a telefonia (...), que negaram espaço à eficiência", disse o tucano.

Lula, que tentou deixar claro que sua presença no evento estava desconectada com as atividades à frente da Presidência da República - a assessoria do Planalto não se envolveu no cerimonial e no credenciamento de imprensa - mostrou-se sem receio de possíveis multas da Justiça Eleitoral e falou diretamente sobre o pleito deste ano e de sua candidata. "Quem aqui está convencido que vai votar na Dilma?", perguntou. Ao ver a plateia de cerca de 800 pessoas levantar os braços, afirmou: "Mesmo assim, eu vou reforçar".

Um minuto de silêncio
A ex-ministra Dilma, que começou seu discurso propondo um minuto de silêncio às vítimas das chuvas no Rio de Janeiro, traçou uma espécie de "cartilha" do que não faz "de jeito nenhum" nos próximos meses de campanha eleitoral. "Não fujo da situação, não tenho medo da luta, só mudei quando o Brasil mudou e nunca vou abandonar o barco", disse.

"Vou lutar até o fim pelo que acredito, não traio o povo brasileiro. Vocês não me verão pedindo por aí que esqueçam o que eu falei ou escrevi", afirmou, referindo-se ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que teria dito a frase ao comentar seu desempenho frente ao governo.

A ex-ministra finalizou sua participação no evento afirmando, estrategicamente, que "respeita os movimentos sociais esteja onde estiver". A frase arrancou aplausos da plateia, composta por integrantes das centrais CUT, Força Sindical , UGT, CGTB, CTB e NCST.

fonte: terra online

Coord. Regional do PT se reúne em São Francisco de Sales

Nesta sexta e Sábado (09 e 10/04) o Coordenador Regional do PT Josimar Rocha e assessores do Deputado Estadual Adelmo Carneiro Leão (Mário Aparecido, Abigail Rocha e Johnny Black) se reuniram em São Francisco de Sales com Paulo Eduardo - presidente do Partido dos Trabalhadores, Olindo Carneiro – Presidente do Sindicato Rural, Francisco Pardini – Presidente do CONSEA Municipal e lideranças para analisarem os avanços do PT na cidade e região.

O presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais Olindo Carneiro destacou a importância de a instância local estar alinhavada com as construções macros, enfatizando o destaque merecido para todas as partes que realmente estão trabalhando e implementando as políticas do governo federal. “Acredito que as políticas e ações do PT de São Francisco de Sales precisam ter o valor e um espaço digno”.

Os avanços feitos dia após dia na busca de fortalecer as ações, buscando sempre mostrar para a população as reais contribuições que o Partido tem dado à cidade, alavancando as políticas sociais locais.

Nesta mesma ocasião, Francisco Pardini – Presidente do CONSEA reforçou o compromisso de caminhar com Patrus Ananias, Dilma Rousseff e o Deputado Federal Gilmar Machado e Estadual Adelmo Carneiro.

Dilma Rousseff fala com empresariado e para a juventude em Minas


A ex-ministra da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, ministrou palestra no início da tarde de hoje, dia 7, na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte. Ela estava acompanha do vice-presidente da República, José Alencar (PRB), que reafirmou sua preferência em concorrer a uma cadeira do Legislativo, ao invés de disputar o governo de Minas.

Dilma abordou, em pouco mais de 1 hora, os avanços promovidos por programas do governo federal, como o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida e a exploração de petróleo da camada pré-sal. Ela enfatizou a importância da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e do setor privado para o crescimento do país.

A pré-candidata petista ressaltou o diálogo franco do presidente Lula com o empresariado como sendo fator preponderante no enfretamento da crise econômica internacional. “Eu acredito que poucos governos terão uma prática de discutir com o setor privado como o governo Lula. Isto é algo que o Brasil conquistou. Não é possível aceitar que isto recue”, enfatizou.


Entre os presentes na palestra da Fiemg estavam o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, o presidente da legenda no Estado, o deputado federal Reginaldo Lopes, o ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel.

O último compromisso de Dilma no Estado será um encontro com a juventude. O evento acontece ainda hoje, às 18h, no Teatro do Uni-BH (Rua Diamantina, 463, Lagoinha). Ela falará sobre o tema Juventude em debate.

A visita de Dilma Rousseff a Belo Horizonte fez parte da agenda de dois dias em Minas. Na terça-feira, dia 6, ela esteve nas cidades históricas de Ouro Preto e São João del-Rei.


Assista ao vídeo

Patrus em Ouro Preto com Dilma


Tivemos nesta terça-feira uma ótima agenda por Minas Gerais. Nos encontramos em Belo Horizonte com os companheiros Dilma Roussef, Fernando Pimentel e Hélio Costa e fomos juntos para Ouro Preto, onde fomos muito bem recebidos pelo prefeito Ângelo Oswaldo, por prefeitos, deputados e amigos.

Ouro Preto é sempre uma grande emoção. Ali o passado fala alto, mas voltado para o futuro. Em Ouro Preto, o resgate do passado remete a Felipe dos Santos, Tiradentes e aos inconfidentes, ou seja, o passado revela todo o seu caráter libertário.

Outro dado interessante no clima de cordialidade que nos uniu a todos: Dilma e Ângelo Oswaldo relembraram os tempos em que foram colegas de colégio em Belo Horizonte!

Depois do almoço no Restaurante Chafariz, do Vicentinho Trópia, seguimos para São João Del-Rei, onde a companheira Dilma fez questão de depositar uma coroa de flores no túmulo do presidente Tancredo Neves, cujo centenário está sendo comemorado este ano.

À noite, estão previstos eventos na Universidade Federal de São João Del-Rei e voltamos para Belo Horizonte, onde teremos compromissos, nesta quarta-feira, com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (a Fiemg) e com a Juventude do Partido dos Trabalhadores. (Patrus Ananias)

VOCÊ ACREDITA NA MÍDIA BRASILEIRA?


Por que a Mídia Nacional perdeu a credibilidade? Por que ela se tornou um "partido político"? Por que o interesse dela em só divulgar as pesquisas do "Datafolha e o Ibope"? Por que a mídia perdeu milhares de telespectadores, leitores e assinantes? Por que ela tem tanto medo na democratização da informação e da banda larga para o povão?

Candidatura de Serra terá discurso de FHC

Estratégia é comparar tucano e Itamar a Collor e Sarney, que apoiam Dilma.
O que você acha sobre isso?

Dilma diz que Minas não é berço tucano e que governo Lula fez mais pelo Estado do que FHC


A pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, começou sua trajetória pelo país nesta terça-feira (6) em Minas Gerais e disse que o Estado não é um berço tucano. Para ela, o governo Lula fez muito mais pelos mineiros do que o governo Fernando Henrique Cardoso. Dilma visitou o túmulo do ex-presidente Tancredo Neves, no cemitério da Ordem 3ª de São Francisco de Assis, em São João Del-Rei. Antes, a ex-ministra da Casa Civil cumpriu agenda em Ouro Preto.

Questionada pelos jornalistas sobre o começo da suas andanças pelo país em um lugar governado por um tucano, ela lembrou que também é mineira. “Minas é meu berço e eu não sou tucana. E acho que Tancredo, que eu saiba, não era tucano. Que eu saiba Juscelino também não era tucano. Aliás, as cidades e os estados não são de ninguém, são de cada um de nós”, respondeu.

Dilma salientou ainda que o governo do presidente Lula fez muito mais por Minas Gerais do que o ex-presidente FHC. Recentemente, o governador Aécio Neves disse que o candidato do PSDB, José Serra, pode fazer mais pelo Estado. Dilma questionou essa possibilidade.

“Eu respeito muito o governador Aécio Neves. O governador Aécio Neves sabe que o governo do presidente Lula fez mais do que propostas concretas para o Estado. Realizou uma série de programas aqui. Tivemos aqui em Minas Gerais um conjunto de obras expressivo, um conjunto de obras em Belo Horizonte e nas cidades do interior. E não vemos porque nesse cotejo termos algo a perder. É mais difícil quem nunca fez nada provar que vai fazer. Não me consta que no governo Fernando Henrique Cardoso grandes obras foram executadas e realizadas aqui em Minas Gerais”, argumentou.

Aparências que enganam
A candidata petista rejeitou ainda os ataques tucanos de que estaria cometendo terrorismo eleitoral ao afirmar que o PSDB está travestido de “lobo em pele de cordeiro” ao querer aparentar o que não é e colocando-se como uma opção “pós-Lula”.

“A Bíblia não é propriamente um documento em que se pratique um terrorismo. A imagem, que é uma metáfora de lobo em pele de cordeiro da Bíblia, significa o seguinte: pessoas que querem passar por aquilo que não são. Não tem nada de terrorismo nisso. É impossível alguém querer ser continuidade do governo Lula tento criticado o governo Lula sistematicamente por sete anos e meio”, rebateu Dilma.

Ela também salientou que a política econômica de Lula é muito diferente do governo anterior. “O governo do presidente Lula fez uma política econômica muito mais avançada que dos governos anteriores, porque combinou estabilidade com crescimento econômico e distribuição de renda, nós somos fundamentalmente diferentes”, disse.

por Mulheres com Dilma

PR declara hoje apoio oficial a Dilma Rousseff

O Partido da República (PR) declara nesta segunda-feira (5) apoio oficial a candidatura da ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência da República.O apoio será anunciado durante solenidade de posse do novo presidente da legenda, o ex-ministro dos Transportes senador Alfredo Nascimento (AM).

O senador assume o comando do partido em substituição a Sérgio Tamer, em evento no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, às 15 horas. A escolha de Nascimento foi feita pela Executiva Nacional do PR. Caberá a ele comandar a Convenção Nacional no mês de junho, que irá aprovar a coligação da legenda com o PT para a eleição presidencial deste ano.

Dilma Rousseff confirmou presença na solenidade que contará com a presença de governadores, senadores, deputados, prefeitos e lideranças do PR, além de parlamentares e dirigentes do PT.

Assista a íntegra da entrevista do presidente Lula ao Canal Livre da Bandeirantes

Em entrevista concedida ao programa Canal Livre, da Rede Bandeirantes, no domingo à noite (4), o presidente Lula reafirmou a importância das ações do seu governo, como a forte retomada de investimentos públicos em infraestrutura, sobretudo no setor de transportes; a contribuição decisiva do governo para atenuar os efeitos internos da crise econômica internacional; o novo papel exercido pelo Brasil no cenário internacional e o respeito que o país conquistou no exterior.

Lula também descartou a hipótese de que o governo produza ou patrocine qualquer proposta para controle dos meios de comunicação. “Pra mim tem três setores que podem controlar a imprensa: na televisão é o telespectador, no rádio é o ouvinte e no jornal é o leitor”, afirmou Lula aos entrevistadores Joelmir Betting, Boris Casoy, Fernando Mitre, Antonio Teles e José Luiz Datena.

Para o presidente, os segmentos que atribuem ao governo a intenção de controlar a mídia estão expressando “medo de fantasmas que inexistem”.“Durante meu governo, vocês, certamente, sofreram mais censura dos donos dos veículos do que do governo”, observou.

Para acessar o site da emissora e ver a entrevista, clique aqui.